top of page

Massoterapia / Massagem e as razões para recorrer regularmente


10 Razões para incluir a massagem na sua vida:

A massagem sempre foi algo visto como uma prática de luxo somente para quem tem tempo e dinheiro. Mas a massagem não é nada de novo nem algo para somente eleitos de uma sociedade moderna e de primeiro mundo.

A massagem enquanto ato de prazer e terapêutico tem na realidade milhares de anos, na realidade tem mais de 5000 anos.

No entanto, atualmente, e graças aos benefícios, mais conhecimento e o fácil acesso a diversas técnicas tem feito com que esse tipo de procedimento seja cada vez mais procurado.

Os estudos avançados e o conhecimento do corpo do humano possibilitam com que vários problemas possam ser resolvidos através da massagem, tanto físicos quanto psico-emocionais.

Isso porque os benefícios da massoterapia abrangem áreas terapêuticas, funcionais e estéticas. Ou seja, a massoterapia une momentos relaxantes a resultados duradouros! É das poucas, senão a única, forma terapêutica que dando prazer igualmente trata e equilibra todo o nosso Ser.

A Massoterapia é a abordagem terapêutica holística e multidisciplinar por excelência e por esse motivo a incluímos como uma das disciplinas core do Life Mentoring Method®, esta abrange técnicas que vão da massagem de relaxamento, massagem desportiva e clássica, massagem estética e drenante, yôga tai massagem, reflexologia, cinesiologia, digipuntura, osteopatia, tui-na, shiatsu entre outras…

Mas, para ajudar a entender melhor sobre como a massagem pode fazer diferença no nosso bem-estar e qualidade de vida geral, preparamos esta lista com 10 razões para nos procurar e investir nesta técnica.

1. Combate o estresse

A massagem tem o poder de diminuir a frequência cardíaca e a produção de cortisol numa única sessão. Ou seja, logo na primeira vez já é possível sentir os efeitos benéficos em relação ao estresse.

Também equilibra os níveis de insulina do corpo, proporcionando um efeito de recarga de energia e alívio das tensões acumuladas no dia-a-dia.

Para quem tem uma rotina corrida e estressante (quem não tem?!), investir numa sessão de massoterapia semanalmente ou a cada 15 dias ajudará muito a melhorar o desempenho nas atividades diárias e profissionais.

Além disso, incluir a massagem na sua vida também ajudará na melhoria do humor, agregando outros diversos benefícios nos relacionamentos pessoais ou profissionais cotidianos.

2. Ajuda a relaxar

Após a sessão e o protocolo devidamente aplicado, juntamente com os efeitos de redução do estresse, o cérebro recebe outros sinais que gerarão respostas químicas ao corpo.

Essas respostas ativarão o relaxamento dos músculos, dando uma sensação de leveza e reequilíbrio das energias.

Se você sente que no fim do dia o seu corpo está rígido, dorido e pesado, investir em massagens recorrentes é uma das melhores opções enquanto tratamento eficiente e prazeroso.

Além de desfrutar dos benefícios funcionais e estéticos, também aproveita para relaxar e saborear o momento. Momento somente seu.

Ou seja, estará investindo num momento realmente só seu, ideal para se recompor e revitalizar o seu corpo, livrando-se das pressões diárias por um momento.

3. Melhora a circulação

A pressão utilizada nas diversas técnicas de massagem promovem, em diferentes intensidades e regiões, uma melhoria na circulação sanguínea.

Existem técnicas, como a drenagem linfática, que servem ainda como uma “circulação a mais” além das naturais do organismo, ajudando no acumulo,

Essa melhora ajuda a bombear melhor o sangue para o corpo, nutrindo os músculos, aliviando dores, melhorando o funcionamento dos órgãos e eliminando resíduos tóxicos acumulados.

4. Melhora a flexibilidade

Com a falta de exercícios físicos ou com o avanço da idade, a tendências é que os músculos e articulações se tornem menos flexíveis, causando dores e dificuldades de locomoção.

Através da massagem, é possível revitalizar essas regiões e melhorar a flexibilidade, dando uma sensação de mobilidade no corpo e melhorando nas atividades do dia-a-dia. A massoterapia faz igualmente, uso de exercícios assistidos, ginástica assistida.

Além disso, para quem pratica desporto ou quer dar uma volta no seu sedentarismo, a massagem é uma ótima aliada para evitar lesões e dores após os exercícios.

Se fazer coisas simples no seu dia começa a ser doloroso, vale realmente a pena investir no nosso tratamento!

5. Diminui a pressão arterial

Segundo especialistas e investigações na área, a massagem traz benefícios também para quem precisa regular a pressão.

Esta disciplina pode reduzir a pressão arterial diastólica e sistólica. No entanto, é muito importante ter orientações profissionais sobre qual o melhor tipo de massagem para esse caso, assim os nossos profissionais igualmente e altamente qualificados podem orientar neste assunto assim como em relação a outras situações de saúde.

São poucas as situações de saúde que não permitem recorrer á massoterapia, mas existem.

No entanto, uma massagem não guiada por um profissional com experiência pode agravar diversos problemas. Por isso, é preciso confiar em quem conhece o corpo humano e sabe quais pontos devem ser ativados para a melhoria da nossa homeostase.

6. Melhora a postura

Se estiver precisando melhorar a postura e acabar de uma vez por todas com as dores nas costas, a massagem também é uma alternativa ideal. Aqui com aplicação de shiatsu, cinesiologia e técnicas osteopáticas.

Este procedimento, com protocolo adequado, ajuda o corpo a recuperar os movimentos naturais e saudáveis, colaborando na correção da postura global.

Sabe aquela dor nas costas que sempre incomoda no fim ou início do dia? Pode ser que ela seja pela postura errada e má posição durante o trabalho ou a dormir, na escola ou em outras atividades.

Para que seu caso possa ser diagnosticado mais precisamente, não deixe de consultar um dos nosso profissionais e fazer avaliação postural! Dessa forma, poderá receber um tratamento eficiente e ideal para a sua situação.

7. Ajuda na respiração

Através do relaxamento dos músculos superiores, é possível tratar situações como as situações de respiração ou mal funcionamento das vias respiratórias. Inclusive causadas por estados de ansiedade.

A massagem ajuda a ativar melhor os órgãos vitais e a nutrir os músculos, ajudando quem tem dificuldades respiratórias ou outros problemas semelhantes.

8. Alivia dores de cabeça e enxaquecas graves

O estresse, a ansiedade e as tensões acumuladas só poderiam resultar em uma coisa: dor de cabeça! Assim como desequilíbrios hormonais como a exemplo, no período da menstruação.

É comum que muitas pessoas sofram desse incômodo no final de um dia cansativo e corrido, e tentem sempre resolver com medicamentos e mezinhas caseiras.

Os “remédios” muitas vezes ajudam na dor, mas não tratam de verdade a causa dela.

A massagem age combatendo todos esses e outros sintomas que desencadeiam a cefaleia, além de atuar de forma eficiente como prevenção de novas dores.

As técnicas utilizadas relaxam os espasmos musculares e os pontos gatilho. Desse modo, melhorando a sua qualidade de vida e bem-estar no dia-a-dia.

9. Relaxa os músculos

O efeito mais eficiente e que é sentido instantaneamente durante os procedimentos é o relaxamento muscular.

Ficar na mesma posição por várias horas pode desencadear dores crônicas, prejudicando o desempenho nas atividades.

Com isso, recorrer a tratamentos eficazes, além de medicação que alivia apenas os sintomas, é algo importante e essencial.

Com os músculos relaxados o corpo consegue recarregar as energias e recuperar a vitalidade, livrando-se de todo acúmulo negativo.

10. Fortalece o sistema imunológico

Estudos comprovaram que a massagem, quando feita regularmente, pode fortalecer o sistema imunológico do corpo.

Para manter todos esses benefícios, é importante sempre recorrer a um profissional realmente com experiência.

Em conclusão, é extremamente benéfico e importante inserir na sua vida, de forma regular, este tipo de abordagem e tratamento.

Precisando de um Massoterapeuta qualificado e experiente e com horários flexíveis?

Então é só entrar em contacto connosco

bottom of page